sábado, 4 de fevereiro de 2012

Spider-Man - Doctor Octopus: Year One - Agosto/2004 a Dezembro/2004


Edição Anterior
Arco / Ano
Próxima Edição
Amazing Spider-Man 303 - Silver Age / 1963Strange Tales 109

Esse encadernado da Marvel reconta a história do Dr Octopus de forma mais aprofundada. Afinal esse vilão se tornaria um dos mais importantes inimigos do Homem Aranha.



Vemos toda a história de Otto Octavius desde a época de infância, quando sua mãe o considerava um gênio e, por causa de seu comportamento na escola, sofria bulling dos amigos. Assim como Peter Parker, que estudava na mesma escola. Mas nessa coleção, Peter pouco aparece. É apenas um coadjuvante.

A história é toda focada em Octavius e seus conflitos da infância e juventude. Explora o papel de sua mãe e o respeito que ele tinha pelas maquinas, que mataram seu pai. O pai de Otto não aceitava o estilo estudioso dele e se irritava quando a criança chegava em casa com marcas do abuso dos amigos.



A dedicação e a insanidade que ele passa a apresentar quando mergulha nos estudos sobre a radiação são fator fundamental para a transformação mental que ele enfrenta. O detalhe fundamental para a consolidação das idéias é a inspiração vinda do próprio Homem-Aranha, além de outros mutantes, para a construção dos braços biônicos. Otto vê um chamado na televisão e percebe o lança-teias, entendendo a importância de se relacionar intimamente com as máquinas. E finalmente o acidente que conecta os braços mecânicos ao corpo de Octavius, fruto de sua arrogância ao acreditar que dominava a radiação.


Ao retornar da inconsciência, Octavius é Dr Octopus. Insano, ele encontra-se preso e dominado por sentimentos que o transformaram em um ser de grandes poderes, mas descontrolado. E ironicamente o primeiro combate é com o Homem Aranha, e acontece sob grande tensão, detalhando a cena em meio aos ataques dos braços de Octopus. O aracnídeo é salvo por Mary Alice, assistente do Dr. Octopus e pivô da bagunça sentimental do cientista.


Inspirada e fiel à primeira versão, a origem do Dr Octopus ainda explora rapidamente a derrota do Homem Aranha e o ataque à usina nuclear que Otto prepara quando finalmente é derrotado pelo aracnídeo, sempre pela ótica de Octavius.

O único detalhe que me incomodou foram os desenhos dos braços mecânicos. Kaare Andrews, responsável pelos traços, capricha em alguns quadros e decepciona em detalhes cruciais.

http://marvel.wikia.com/Spider-Man_-_Doctor_Octopus:_Year_One_Vol_1




0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.