terça-feira, 27 de maio de 2014

Amazing Spider-Man Vol 1 39 e 40 - Agosto e Setembro/1966



EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
03 - SILVER AGE /
Duende Verde Desmascarado
1966
Daredevil 18

Chegou a hora de mais um grande clássico do Homem Aranha. Dessa vez, uma história impactante, que poderia alterar todo o destino do herói escalador de paredes. Porém a sorte se manteve ao lado do herói e não apenas sua identidade foi protegida como também um de seus maiores inimigos é descoberto e anulado pelo acaso. De uma só vez, as identidades secretas do Homem Aranha e do Duende Verde são reveladas!



Escondido há tempos, o Duende Verde finalmente descobre o momento certo para atacar seu grande inimigo. Ele insistia em não mostrar o rosto, mas o suspense era apenas uma pitada de tempero na aventura.



Peter Parker visita o médico que cuidava de May Parker desde o ataque que ela sofreu e o doutor conta que a pobre velhinha ainda tinha risco de novos problemas e que ela não podia ter nenhum tipo de choque ou emoção mais forte, deixando o adolescente preocupado.



Na Universidade Empire State, Harry Osborn mostra que sofre por causa do relacionamento com seu pai, que cada vez mais tinha atitudes estranhas. Peter, também chateado, conversa com Harry e acaba oferecendo algumas palavras amáveis àquele que sempre o incomodava, impressionando Harry e arrancando até um pedido de desculpas do rapaz. E ainda aproveita, sem querer, para fazer uma moral com a Gwen Stacy.



Tentando esquecer um pouco das suas preocupações, Peter veste seu manto vermelho e sai balançando pela cidade, até encontrar um assalto acontecendo em uma loja de departamentos, bem no alto de um prédio. Estranhando uma ação daquele tipo, já que ele facilmente encontraria aquilo lá no alto, o Aranha ataca os bandidos e facilmente os derrota, mas não sem antes tomar uma bomba química no meio da cara.



Sem entender para que servia aquele gás, o Aranha vai embora antes da polícia aparecer por alí, sem saber que o Duende Verde o observava de longe. Tudo aquilo era parte de um plano paa atingir o herói com um gás que tiraria seus sentidos de aranha e evitaria que o vilão fosse percebido pelo herói.



O Duende segue o herói até ver o jovem tirar a máscara e seguir até sua casa. Surpreendendo o adolescente, o Duende Verde o ataca e nocauteia o rapaz, já que ele estava sem seus sentidos aranha e sem seus lançadores de teia. Peter é levado até o esconderijo do Duende e é aprisionado.




Mais preocupado com a Tia May do que com outra coisa, Peter tenta se soltar, mas o Duende decide mostrar seu rosto e finalmente revela ser Norman Osborn, acabando com um dos maiores mistérios da época.



Peter tenta enrolar o vilão e ganhar tempo pra se soltar, e conta a Osborn sobre a situação de seu filho Harry, o que deixa o Norman transtornado. O oponente do cabeça de teia conta que teve muito trabalho com seu filho e que sua esposa havia morrido quando Harry ainda era criança, mas a ganância por dinheiro era mais forte e Norman sempre procurava mais fortuna, até que foi traído por seu ex-sócio e se descontrolou por completo.



Norman ficou com toda a pesquisa do Dr Stromm e acabou sendo atingido por uma explosão química, que afetou seu cérebro, permitindo que ele pensasse muito mais rápido e com um raciocínio acima da média. Ele decidiu usar aquele conhecimento todo para se tornar o maior criminoso que já existiu e desenvolveu todo o equipamento do Duende. Mas logo em suas primeiras ações, a única coisa que atrapalhou sua vida de crimes foi o Homem Aranha, e o orelhas pontudas decidiu fazer de tudo para destruir seu oponente.



O Duende Verde tortura Peter mostrando as vezes que eles se enfrentaram (1, 2, 3, lembrando que nunca havia realmente sido derrotado pelo herói (pena que não era possível incluir lembranças das excelentes histórias de Untold TalesAté que finalmente, depois que Stromm morreu, ele descobre uma fórmula que minimizava os efeitos do sentido aranha no herói e ele resolveu atacar o aracnídeo.



Satisfeito com a tortura, mas não satisfeito com a situação, o Duende Verde liberta Peter, manda ele colocar a máscara, e afirma que chegara a hora da batalha final, e o Duende queria acabar com o herói enfrentando-o no mano-a-mano.



A pancadaria rola solta, até que finalmente o Aranha consegue acertar um golpe no Duende, derrubando-o sobre uma arma de raios elétricos sobre uma estante de produtos químicos.




O Aranha retira seu oponente desmaiado daquele local, evitando que ele morresse queimado, mas não sabia o que fazer para evitar que Norman contasse seu segredo para o mundo. Quis a sorte que Norman acordasse totalmente sem nenhuma memória de sua vida de crimes desde seu acidente com os produtos de Stromm, que o tornou aquele monstro...



... e uma perspectiva de um pai melhor!



Por ter demorado tanto para voltar para casa, Peter encontra sua tia May sendo medicada pelo seu médico, já que ela ficara muito nervosa com o sumiço de Peter. Mas a sensação de dever cumprido e de segurança estava de volta ao coração do jovem amigo da vizinhança.



Uma excelente história, que conta também com a chegada de John Romita Sr aos desenhos, após a saída de Steve Ditko (alguns afirmam que Ditko não aceitou ver Norman Osborn ser escolhido para ser a identidade do Duende e isso ajudou na sua decisão de sair) e a experiência bem sucedida com o novo artista desenhando o cabeça de teia na revista do Demolidor. A arte de Romita é sensacional e duraria muito tempo na revista do herói.




Leiam sem moderação!



http://marvel.wikia.com/Amazing_Spider-Man_Vol_1_39
http://marvel.wikia.com/Amazing_Spider-Man_Vol_1_40



Publicada no Brasil
Biblioteca Histórica Marvel - Homem Aranha Vol 4
Coleção Histórica Mavel - O Homem Aranha Vol 1
Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha Vol 1


0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.